quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PROJETO: MEIO AMBIENTE


                                                              PROJETO : MEIO AMBIENTE

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha – CIEP
São Sepé - Rs
Turma 31 – 3º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Gláucia Freitas e Marlene Freitas


JUSTIFICATIVA DO PROJETO
              Nos tempos atuais é imprescindível que a educação aborde de forma interdisciplinar o meio ambiente para que as crianças aprendam a conhecer, valorizar e cuidar dos nossos recursos naturais com um sentimento de responsabilidade, uma noção básica de bem comum, promovendo assim o desenvolvimento sustentável.
             A relação do homem com a natureza sempre foi dinâmica e conflituosa, pois através dos recursos naturais o homem sobrevive, mas ele também destrói, polui, degreda o meio em que vive..
            O Lajeado do Moinho, de nossa cidade sofreu ao longo dos anos a ação do homem desde que ele aqui se fixou., sem pensar na  importância de sua preservação  para as futuras gerações.
           O Projeto Meio Ambiente faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, ações que darão inicio as grandes transformações que devem ser assumidas por todos nós.


PÚBLICO ALVO
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental


TEMPO ESTIMADO
8 aulas


OBJETIVO GERAL
Proporcionar o conhecimento e a conscientização acerca  dos temas relacionados ao meio ambiente, despertando um sentimento de responsabilidade, uma noção básica de bem comum.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história do Lajeado do Moinho e sua influência na vida da população.
Proporcionar a turma um passeio ao lajeado, onde eles serão orientados a observar as formas de poluição da água do lajeado.
Realizar entrevistas com a população que mora perto do lajeado.
Produzir e digitar um pequeno texto para ilustrar a situação que mais lhe chamou a atenção.
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o meio ambiente.
Reconhecer que a natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.
Pesquisar na internet, em revistas ou jornais, soluções para o problema que está sendo estudado.
Desenvolver e estimular na criança a criatividade, leitura, oralidade, escrita, e socialização.


METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se dará através de conversação, passeio, observação, fotografias, entrevistas, desenhos, produção textual, pesquisas, relatórios e exposição de trabalhos.


DESENVOLVIMENTO
Conversação em sala de aula sobre o meio ambiente e o nosso lajeado
Proporcionar a turma um passeio até o lajeado ( fotos em anexo)
Fotografar o lajeado, a degradação ao meio ambiente.
Produção textual com editor de texto e desenhos
Análise da água, colhida no lajeado, no laboratório da escola.
Fazer um relatório sobre o que observaram durante o projeto
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos à comunidade escolar.


AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pelo interesse e participação dos alunos.
Através do desempenho individual e em grupo nos trabalhos realizados.

                           
PROFESSORAS GLÁUCIA E MARLENE COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO
LAJEADO DO MOINHO - SÃO SEPÉ

MUITOS ANOS ATRÁS AS ÁGUAS DO LAJEADO ERA LIMPINHA...


                                                                                                  
                         HOJE NÃO ESTÁ TÃO LIMPINHA ASSIM...                                                               

DIAS DEPOIS NOVAS OBSERVAÇÕES EM OUTRO PONTO
LIXO POR TODO LADO...




 
O QUE SERÁ QUE SAI DESTE CANO? FOI A PERGUNTA DAS CRIANÇAS


QUE CHEIRO RUIM!!! DISSERAM

 









BUSCAR AJUDA?



COMEÇAR AGORA???
           ANÁLISE DA ÁGUA NO LABORATÓRIO DA ESCOLA, PELA PROFESSORA PAULA
  
OBSERVANDO ATENTAMENTE OS MICROORGANISMOS...

                                                                          Postado pela professora Marlene e Gláucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário