PROJETO : MEIO AMBIENTE
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha – CIEP
São Sepé - Rs
Turma 31 – 3º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Gláucia Freitas e Marlene Freitas
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
              Nos tempos atuais é imprescindível que a educação aborde de forma interdisciplinar o meio ambiente para que as crianças aprendam a conhecer, valorizar e cuidar dos nossos recursos naturais com um sentimento de responsabilidade, uma noção básica de bem comum, promovendo assim o desenvolvimento sustentável.
             A relação do homem com a natureza sempre foi dinâmica e conflituosa, pois através dos recursos naturais o homem sobrevive, mas ele também destrói, polui, degreda o meio em que vive..
            O Lajeado do Moinho, de nossa cidade sofreu ao longo dos anos a ação do homem desde que ele aqui se fixou., sem pensar na  importância de sua preservação  para as futuras gerações.
           O Projeto Meio Ambiente faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia, através de pequenos atos, ações que darão inicio as grandes transformações que devem ser assumidas por todos nós.
PÚBLICO ALVO
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO
8 aulas
OBJETIVO GERAL
Proporcionar o conhecimento e a conscientização acerca  dos temas relacionados ao meio ambiente, despertando um sentimento de responsabilidade, uma noção básica de bem comum.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a história do Lajeado do Moinho e sua influência na vida da população.
Proporcionar a turma um passeio ao lajeado, onde eles serão orientados a observar as formas de poluição da água do lajeado.
Realizar entrevistas com a população que mora perto do lajeado.
Produzir e digitar um pequeno texto para ilustrar a situação que mais lhe chamou a atenção.
Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o meio ambiente.
Reconhecer que a natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.
Pesquisar na internet, em revistas ou jornais, soluções para o problema que está sendo estudado.
Desenvolver e estimular na criança a criatividade, leitura, oralidade, escrita, e socialização.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a realização deste projeto se dará através de conversação, passeio, observação, fotografias, entrevistas, desenhos, produção textual, pesquisas, relatórios e exposição de trabalhos.
DESENVOLVIMENTO
Conversação em sala de aula sobre o meio ambiente e o nosso lajeado
Proporcionar a turma um passeio até o lajeado ( fotos em anexo)
Fotografar o lajeado, a degradação ao meio ambiente.
Produção textual com editor de texto e desenhos
Análise da água, colhida no lajeado, no laboratório da escola.
Fazer um relatório sobre o que observaram durante o projeto
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos à comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado pelo interesse e participação dos alunos.
Através do desempenho individual e em grupo nos trabalhos realizados.
| PROFESSORAS GLÁUCIA E MARLENE COM OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO | 
|  | 
| LAJEADO DO MOINHO - SÃO SEPÉ | 
| MUITOS ANOS ATRÁS AS ÁGUAS DO LAJEADO ERA LIMPINHA... | 
                         HOJE NÃO ESTÁ TÃO LIMPINHA ASSIM...                                                               
DIAS DEPOIS NOVAS OBSERVAÇÕES EM OUTRO PONTO
| LIXO POR TODO LADO... | 
 
| O QUE SERÁ QUE SAI DESTE CANO? FOI A PERGUNTA DAS CRIANÇAS  
 | 
| BUSCAR AJUDA? | 
| COMEÇAR AGORA??? | 
OBSERVANDO ATENTAMENTE OS MICROORGANISMOS...
Postado pela professora Marlene e Gláucia


 
Nenhum comentário:
Postar um comentário